quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dicas para não aumentar a barriga nas festas de fim de ano?


No início desse blog em 2014, compartilhei (aqui) minha luta com os pneus, que teimavam em acumular na minha barriga. Uma luta de já durava cerca de 5 anos, felizmente conheci esse método comprovado e em apenas 26 dias dei o primeiro passo para transformar completamente minha barriga. Eliminei 9 Kg e 9 centímetros de "pança" em apenas 26 dias.

Agora quero compartilhar com vocês esse vídeo que postei na página do Emagreça+ no Facebook,no inicio de 2017.Pois estamos chegando nas festas de fim de ano e o vídeo bem  atual. Nele comento o resultado dos 3 dias de correção, sugeridos no Emagreça+, após os exageros nas festas. A avaliação foi realizada no dia 5 de janeiro e fiquei muito satisfeito com o resultado. Esse ano vou fazer um antes de depois das festas.





A correção de peso pode ser feita de diversas maneiras: 

  • Jejum intermitente: com intervalo  entre 16hs a  máximo 24hs, marque a hora que comeu a última refeição no dia anterior e depois de acordar no dia seguinte só consuma alimentos sólidos ou calóricos após esse intervalo. É importante consumir muita água, chás, cafés alguns suplementos (Espirulina, Aminoácidos, etc.). 
  • Mono-dieta:  no dia seguinte você pode fazer um suco verde pela manhã e a partir da hora do almoço, consumir até 6 maças no dia até a hora de dormir.  
Essas estratégias são úteis para  pessoas saudáveis evitarem o acúmulo de gordura anormal na região da barriga após a refeição "lixo".Cuidado: Não é indicado para pessoas pessoas em uso de determinadas medicações (diabéticos em tratamento medicamentoso ou em uso de insulina).  Assim é  importante ter acompanhamento por um profissional da saúde, fazer uma avaliação clínica,  exames bioquímicos, etc. Na clínica essa estratégia é personalizada assim como os suplementos com base na avaliação e no perfil bioquímico. 



Na estratégia do Jejum Intermitente existe a  possibilidade de uma ampla flexibilidade. Segundo o Dr. Souto, os estudos mostram que os benefícios já ocorrem com 16 horas. Um dia o jejum pode ser 17 horas, outro dia 22 horas, outro dia 26. O período de 24 horas é muito prático: - a pessoa, por exemplo, almoça, não janta, não toma café no dia seguinte, e almoça novamente 24 horas depois. Em outras palavras, passa 24 horas em jejum, mas não fica nenhum dia sem comer.

Em outra postagem vou falar sobre os fundamentos jejum intermitente. Mas o mais importante ter em mente, segundo Brad Pilon, que só existem dois estados metabólicos possíveis: alimentado ("fed") ou "em jejum" ("fasted"). Simples assim. Enquanto estamos no estado alimentado, o corpo está no modo armazenamento; e no estado de jejum, usa as reservas. Segundo o Dr. Souto,  nossos antepassados mantinham um equilíbrio entre os dois estados; No nosso estilo de vida atual, passamos no mínimo 2/3 do tempo no estado alimentado, comendo a cada 3 horas, o que impede o uso das reservas de gordura.

E você já tem uma estratégia para não aumentar os "pneus" na barriga nas festas??? Comente o que você pretende fazer e quais são seus planos para resolver os problemas relacionados ao acúmulo de gordura em 2018!!! Se gostou dessa dica compartilhe com os amigos. Fiquem a vontade para entrar em contato, estou aqui para ajudar no que for possível dentro da minha área de atuação. 

Agora na véspera do feriado de natal fiz uma novo vídeo verificando peso, circunferência  abdominal e % de gordura  (veja aqui). Fica evidente que dá para reduzir gordura corporal e manter esse resultado no longo prazo. Basta aplicar uma metodologia sustentável adequada ao seu perfio bioquímico. 


Logo no dia 02/01/ de 2018 verifiquei se houve acúmulo em função das festas e para minha surpresa o peso reduziu 300g, no entanto houve aumento na % de gordura. Registrei a avaliação em video: (veja aqui).

Os resultados variam de pessoa para pessoa, meu objetivo nesse blog é meramente motivacional, procuro mostrar  que no meio de tantos métodos e tanta propaganda sobre emagrecimento: existe luz no fim do túnel, sim é possível reduzir gordura corporal sem fome constante, exercícios físicos intensos e os riscos de cirurgias, drogas alopáticas ou injeções!


Observação importante: não faça nenhum tratamento sem verificar seu estado de saúde, consulte seu médico e faça os exames sugeridosFerritina, hemograma completo, ácido úrico, albumina, glicemia, insulina basal, colesterol total, HDL, triglicérides, uréia, creatinina e Gama GTSe houver suspeita de desequilíbrio na tireoide: TSH, T4 livre, T3 livre, T3 Reverso e Anti-TPO.  Para os interessados em longevidade:  Homocisteína, Proteína C reativa U.S., 25 (OH) D e IGF 1. Quando a questão hormonal está envolvida: Estradiol, Estrona, Progesterona (na mulher no 21 dia do ciclo), testosterona livre e SHBG



Jairo Assunção – Acupunturista crto 1461 com qualificação em Obesidade e terapia da Dor - bel. em Fisioterapia e Especialista em Saúde e Gerontologia, bacheaelando em Nutrição – Em Rio Claro: Espaço Bios, fone: (19) 3524-8222 ou (19) 99747-6053 (WhatsApp).


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Qual a circunferência abdominal ideal?

Em 2014, logo no início desse blog, compartilhei (aqui) minha luta com os pneus, que teimavam em acumular na minha barriga. Uma luta de já durava cerca de 5 anos, felizmente conheci esse método comprovado e em apenas 26 dias dei o primeiro passo para transformar completamente minha barriga. Eliminei 9 Kg e 9 centímetros de pança em apenas 26 dias. Agora, explico porque é tão importante eliminar a gordura visceral e manter um abdome livre do excesso de gordura. Outro fator abordado anteriormente é a porcentagem de gordura corporal (veja aqui), o erro do IMC na avaliação corporal e como a balança pode enganar sobre o resultado de processo de emagrecimento. Daí a importância da avaliação da composição corporal por bioimpedância para verificar se a redução de peso está ocorrendo na gordura ou na massa magra. Isso ocorre com muita frequência e além de gerar muita flacidez não é nada bom para a saúde.

Resultado de imagem para erro do imc

Agora vamos conversar sobre a circunferência abdominal e suas implicações para a saúde e qualidade de vida. A gordura do abdômen é um tipo de gordura visceral, que envolve os órgãos, é a grande responsável pelas complicações associadas ao excesso de peso, resistência à insulina, intolerância à glicose, pressão alta, aparecimento de diabetes tipo 2, e doenças coronárias, entre outros malefícios que aumentam o risco de morte. Acredita-se que a associação de gordura visceral combinada com os macrófagos – células do sistema imunológico – produz substâncias poderosas, pró-inflamatórias que podem induzir o surgimento de doenças.


Medir é bem simples. Basta utilizar uma fita métrica e, sem camisa, posicioná-la na altura do umbigo. É preciso relaxar o abdômen e expirar no momento de medir.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida isolada da circunferência é suficiente para estabelecer risco, sendo considerados os limites normais da circunferência até 90 cm para homens e até 80 cm para mulheres. Confira o seu resultado e a recomendação para o seu caso:


A Relação Cintura/quadril (RCQ ) também ajuda a caracterizar a síndrome metabólica, com valores de corte de 0,90 para homens e 0,85 para mulheres. Na população brasileira, a RCQ (indicada pela OMS) também demonstrou associar-se a risco de várias doenças.  


Medir o perímetro do quadril é muito fácil basta  posicionar a trena antropométrica na região do glúteo e medir. Depois é só dividir a medida da circunferência abdominal pela medida do quadril e comparar o resultado na tabela acima.


Mesmo com tanta informação circulando ainda temos a falsa impressão de que a manutenção do peso é garantia de saúde. Como vimos anteriormente o problema é muito mais complicado e importante saber a composição corporal e onde a  gordura está acumulando. Essas simples medidas nos dão uma pista se estamos no caminho da saúde. 

Apenas 1% das pessoas medem a circunferência abdominal, segundo uma pesquisa realizada pela  pesquisa realizada pela World Heart Federation com mais de 16 mil pessoas em 27 países. A pesquisa constatou -se que: 


  • 66% das pessoas acreditam ter medidas saudáveis baseadas no que indicam os ponteiros da balança;
  • 16% levam em consideração o tamanho das roupas;
  • 10% chegam a essa conclusão olhando-se no espelho;
  • 6% recorrem aos cálculos do índice de massa corpórea (IMC).



Ou seja, está na hora das pessoas terem o hábito e verificar essas medidas e é muito importante divulgar e compartilhar essas informações fundamental para prevenção e manutenção da saúde. 

Se houver outras dúvidas fiquem a vontade para entrar em contato, estou aqui para ajudar no que for possível dentro da minha área de atuação. 



Jairo Assunção – Acupunturista crto 1461 com qualificação em Obesidade e terapia da Dor - bel. em Fisioterapia e Especialista em Saúde e Gerontologia, bacherelando em Nutrição – Em Rio Claro: Espaço Bios, fone: (19) 3524-8222 ou (19) 99747-6053 (WhatsApp).


sexta-feira, 2 de junho de 2017

Emagrecimento rápido ou gradual?????


Essa é uma dúvida que sempre vejo nas pessoas nos meus atendimentos na clínica ou "on line": é melhor eu iniciar pelo protocolo de emagrecimento rápido ou faço o gradual????    A resposta que eu sempre dou é:  depende do caso. Ou seja tanto o Protocolo Rápido, como o Protocolo Gradual e até mesmo o Protocolo Longevidade Saudável, são estratégias terapêuticas válidas para eliminação de peso, redução da circunferência abdominal e da porcentagem de gordura corporal. 

A primeira etapa do Emagreça+ (Protocolo  Rápido), é utilizada principalmente naquelas pessoas que tem alto índice de gordura corporal apresentam o fator motivacional comprometido.  Vamos imaginar uma pessoa já classificada em  sobre-peso ou  já em grau de obesidade, circunferência abdominal bem acima de 80 cm se for mulher ou de 94cm se for do sexo masculino, alto índice de gordura corporal e com autoestima lá em baixo, precisando eliminar algo entre 12 a 20 Kg ou mais. Esse excesso de gordura visceral promove um ambiente bioquímico desfavorável a saúde, a massa gorda atua no corpo como um órgão endócrino autônomo, portanto, produz diversas substancias, entre elas citocinas, que modulam o aumento da resistência a insulina, o processo inflamatório crônico  e a  deposição de placa de ateroma nas artérias. A perpetuação deste processo ao longo do tempo, caso não seja interrompido, coloca a pessoa em alto risco de eventos cardiovasculares, AVC, IAM ,HAS, diabetes tipo 2, câncer, disfunção erétil,etc. Os estudos apontam que a simples diminuição de 10% da gordura corporal reduz significativamente as chances dessa pessoa sofrer dessas patologias. 


Se a escolha for o Protocolo Gradual (Etapa II do Emagreça+) provavelmente ele/ela irá eliminar entre 2 a 4 Kg no primeiro mês e a partir daí em 1 a 3kg por mês. Algumas pessoas logo chegam ao set point  e nem sempre aplicam as estratégias para continuar reduzindo peso com a mesma determinação das primeiras semanas. Assim, as chance de  se desmotivar vai aumentar de forma considerável. Essa pessoa tem como objetivo eliminar entre 12 a 20Kg, ela já tem o fator emocional abalado, assim a probabilidade de desanimar e abandonar o o objetivo inicial é muito alta. Na prática é o que eu mais vejo acontecer! 



Assim para essas pessoas,  o ideal é iniciar pelo Protocolo Rápido, para derreter  entre 7 a 15Kg na etapa de emagrecimento rápido e após 40, 50 ou no máximo 60 dias entrar no Protocolo Gradual, que com foco na eliminação de 2 a 4 kg  em 30 dias ou a estabilização do peso para quem já chegou no objetivo inicial. Essa estratégia de eliminação acelerada da gordura corporal, além de, tirar o paciente da situação de risco em relação aos problemas relacionado ao excesso de gordura visceral, ajuda muito na recuperação da auto-estima. 

Agora sim, com toda essa motivação e confiança restabelecida e depois de ter  inclusive passado pelo Protocolo Gradual (Etapa II do Emagreça+) na sequência lógica do Emagreça+ chegamos ao Protocolo Longevidade Saudável (EtapaIII do Emagreça+), agora sim o foco é na melhoria constante do estilo de vida  hábitos alimentares  e no aprendizado de estratégias que permitam uma alimentação mais livre e ao mesmo tempo ajuda a evitar o efeito sanfona e melhore cada vez mais a sensação de bem estar e a qualidade de vida. 



Agora vamos imaginar uma pessoa que  precisa eliminar entre 3 a 7 kg, ou apresenta apena uma mínima gordura localizada. Com a parte emocional estabilizada, auto estima adequada. Com certeza iniciar pelo protocolo gradual será a conduta ideal. Nesse caso com certeza a porcentagem de gordura corporal não é tão alta, e a pessoa não está tão exposta aos riscos inerentes as toxinas produzidas pelo excesso de massa gorda. Assim, não existe o fator de urgência para redução de medidas e peso rápido. Sempre é bom lembrar os resultados variam de pessoa para pessoa.


Espero ter esclarecido essa dúvida. Se houver outras fiquem a vontade para entrar em contato, estou aqui para ajudar no que for possível dentro da minha área de atuação. Uma boa tarde a todos.
Jairo Assunção – Acupunturista crto 1461 com qualificação em Obesidade e terapia da Dor - bel. em Fisioterapia e Especialista em Saúde e Gerontologia, bacherelando em Nutrição – Em Rio Claro: Espaço Bios, fone: (19) 3524-8222 ou (19) 99747-6053 (WhatsApp).