quarta-feira, 10 de junho de 2020

O QUE A ÁGUA OXIGENADA PODE FAZER POR VOCÊ?

A maioria dos profissionais da saúde não mencionam o Peróxido de Hidrogênio P.A. a 3% (sem aditivos e conservantes), nome complicado da conhecida água oxigenada 10 volumes. Talvez porque revelações como estas, poderiam fazer-lhes perder milhares de dólares. Afinal, essa substância muito barata,  pode ajudar em muitas situações que se utilizam medicamentos bem mais caros.

A água oxigenada é bastante natural; cai com a chuva e a neve. Ela se incorpora à chuva e à neve a partir da camada de ozônio, na região superior da atmosfera terrestre. O ozônio (O³) é oxigênio livre (O²) com um átomo a mais de oxigênio. Esse átomo adicional separa-se facilmente quando entra em contato com a água. A água, então, torna-se água oxigenada (H² O²). Ou seja, as duas moléculas mais importantes para a nossa vida estão presentes, só poderia fazer coisa boa, não é? O grande milagre ocorre na presença de uma enzima em nosso corpo chamado catalase, quando os dois se encontram, água oxigenada e catalase  se reagem e o peróxido de hidrogênio se transforma em água e libera oxigênio nascente, assim está pronto a poderosa arma contra as doenças em geral.

Várias são ás formas de envelhecer o corpo: inflamação, deficiência hormonal, calcificação, presença de radicais livres, sarcopenia, encurtamento dos telômeros e principalmente oxidação e hipóxia que é a falta de oxigênio e o SOD, que  juntamente com a catalase neutralizam esses processo de envelhecimento. Enquanto uma é antioxidante, a outra faz oxigenação na presença do peróxido de hidrogênio, portanto, o SOD, a catalase, e a glutationa são antioxidantes bem mais poderosos que a vitamina C por exemplo.


A desinfecção de bactérias e vírus da água com ozônio é até 5.000 vezes mais rápida do que com o cloro. Essa é a razão pela qual em muitos lugares da Europa se adicionam ozônio e água oxigenada à água potável. Aqui, com a pandemia foi republicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 347/2020, que dispõe sobre os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para exposição à venda de preparações antissépticas ou sanitizantes por farmácias magistrais, as chamadas farmácias de manipulação incluindo a água sanitária 10 volumes (3%) para higienização das mãos e desinfecção de objetos. 

O peróxido é tão saudável que nosso próprio corpo produz através das nossas células de defesa chamadas de macrófagos para combater qualquer patógenos. Quando usamos a água oxigenada e como se estivéssemos dando mais munição para nossas células de defesa.

Assim, nesse momento sem esquecer do uso da máscara e de todos os cuidados de distanciamento e higienização das mãos com água e sabão e álcool 70% e todos os outros cuidados de higiene, inclusive dos calçados, etc.... A água oxigenada pode ser uma aliada perfeita para higiene das narinas e canal auditivo, podendo ajudar a eliminar os patógenos logo nas primeiras horas de contato com a mucosa dessas regiões, ou seja antes que o vírus chegue pelas vias aéreas inferiores até os pulmões. 

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, a melhor forma uso com essa função é:

1.  Fazer a inalação de 6 ml de Peróxido de Hidrogênio a 3% com um nebulizador.



Quando a nebulização é inviável: 

1. Utilizar um pulverizador nasal para borrifar o Peróxido de Hidrogênio a 3% duas a três vezes em cada narina e na região da garganta a cada 3 horas se estiver na rua, no transporte público, no trabalho etc.... Também, quando estiver retornando para casa como medida complementar a todos os outros cuidados de higiene sugeridos pelo MS.  

2. Fazer gargarejo com 50% de água e 50% de Peróxido de Hidrogênio a 3% por alguns minutos.

3. Deitado em decúbito lateral, pingue 2 a 4 gotas de peróxido a 3% no canal auditivo (ouvido) aguarde parar de borbulhar para depois fazer o mesmo do outro lado.   
  

Segundo o Dr. Rondó, existe outras formas de uso na saúde:

1 – Saúde dos dentes e gengiva:

Para ter dentes saudáveis, friccione uma mistura de peróxido de hidrogênio a 3% com bicarbonato de sódio nas gengivas. Além disso, pode ser usada água oxigenada a 3% como desinfetante bucal.

2 – Manchas do envelhecimento e verrugas moles

Por natureza, o peróxido de hidrogênio é um agente clareador. Pode ser efetivo para clarear  manchas marrom-escuras na pele e eliminar verrugas moles. Simplesmente aplique H2O2 a 3%  no local 2 a 3 vezes por dia por algumas semanas ou meses.

3 – Sinusite: 

Aplique 5 gotas de peróxido de hidrogênio a 3% em cada narina  duas vezes ao dia. O peróxido de hidrogênio pode causar uma leve sensação de queimação. Se incomodar, dilua o peróxido com igual quantidade de água  e aumente a dose para 10 gotas se o peróxido é diluído.

4 – Dor de garganta:

Dilua o peróxido de hidrogênio a 3% em água e faça gargarejos diversas vezes ao dia, conforme necessário, o alivio pode ser rápido e efetivo.

5 – Bronquite crônica:

Requer um nebulizador, dilua em proporções iguais água oxigenada e água num copo. Com um nebulizador e inale a mistura cada noite antes de deitar. Isso pode ser repetido pela manhã também. Ou pode colocar 6 gotas da mesma solução diluída em cada narina. Assim pode lhe causar uma leve e rápida sensação de queimação.

Você encontra o Peróxido de Hidrogênio 3% (H2O2) em qualquer farmácia por poucos reais. Mas, isso não significa que você pode utilizá-lo sem critérios. 

Cuidado: não o utilize nos olhos e caso escorra lave-os imediatamente com água, não abuse de gargarejos, principalmente se você tem obturação de amalgama, já que pode haver liberação de metal tóxico. Além disso, a maioria dos peróxidos de grau comercial encontrados nas drogarias contêm produtos químicos conservantes e estabilizadores. O Ideal é fazer em farmácia de manipulação isento de conservantes. 



Se preferir pode importar peróxido de hidrogênio a 3 % grau alimentício, puro que não contem aditivos tóxicos ou estabilizadores, certificado pela USP em água tripla filtrada por UV e deionizada. Com a seguinte sugestão de uso na embalagem: Tratamento de cortes menores e abrasões; limpeza suas bancadas, geladeira, máquina de lavar louça e chuveiro/banheira; no brotamento de sementes, umidificadores e lavanderia; uso como enxaguatório bucal, higienização dos ouvidos, lavagem de vegetais ou esfoliante facial suave. Um exemplo é essa da Sunfood: 



Dando uma rápida busca na internet verifiquei mais algumas dicas com indicações para seu uso:

1 – Para a saúde de seus dentes e gengivas, coloque o conteúdo de uma tampa do recipiente do peróxido de hidrogênio na boca, e boceje-a por 10 minutos. Isso pode ser feito diariamente durante o banho, e depois cuspe. Isso irá evitará feridas nas gengivas, inchaços ou ulceras. Além disso, é um tratamento de branqueamento eficaz, barato e indolor. Ficará com os seus dentes mais brancos sem utilizar pasta de dentes especiais e caras.

2 – Para manter livre de germes e/ou bactéria as as escovas de dentes, mantenha-a em um copo com água oxigenada.

3 – Limpe mesas e escrivaninhas ou placas com peróxido de hidrogênio para matar germes, de modo a deixar um cheiro fresco. Para isso, basta colocar um pouco de peróxido de hidrogênio em um pano, esponja ou num recipiente com os pratos ou para limpar a máquina de lavar louça, mesa, tabelas, chaves, etc.

4 – Após a lavagem da tábua de picar e cortar, despeje um pouco de peróxido de hidrogênio para eliminar salmonelas e outras bactérias.

5 – Para eliminar o fungo do pé, emudeça (especialmente os dedos) com uma solução de 50% de peróxido e água a cada noite e deixe secar. 6 – Ensope qualquer infeção ou corte com peróxido de hidrogênio a 3% durante 5 a 10 minutos, várias vezes ao dia.


7 – Se você usar um aparelho ducha vaginal, colocar 2 tampas de peróxido de hidrogênio com água para evitar infeções da vagina ou urina. Isto pode ser feito duas vezes por semana.

8 – Preencha um pulverizador de garrafa com uma mistura de peróxido e 50% de água, pulverizar a casa de banho para desinfetar sem prejudicar o seu sistema de fossa séptica com outros desinfetantes fortes como cloro e ácidos.

9 – Quando sofrer de resfriados e nariz congestionado, coloque-se na horizontal em decúbito dorsal e coloque algumas gotas, de uma solução com 50% de peróxido a 3% e 50% de água,  no nariz e na garganta. Isto causará borbulhamento clássico e vai ajudar eliminar as bactérias. Mantenha a posição por alguns minutos e depois assoe o nariz e cuspa a mistura.

10 – Em caso de dor de dente e não pode ir ao dentista imediatamente, se bocejar o conteúdo de uma tampa de Peróxido de 3% por 10 minutos várias vezes por dia. A dor irá diminuir consideravelmente.

11–  Despeje metade de uma garrafa de peróxido na banheira quando você tomar banho para ajudar a eliminar fungos, furúnculos e outras infeções cutâneas.

12 – Você também pode adicionar uma tampa de peróxido para lavar roupa. Em casos de manchas de sangue na roupa, deite peróxido diretamente sobre a mancha, deixando um minuto, em seguida, esfregue e enxague com água fria. Se fosse necessário poderia repetir e repetir vários procedimentos. Mas cada um de vocês vai descobrir mais usos. 

13 – Pode ser usado para limpar espelhos, e ficarão muito limpos.

14 – Gargareje com água oxigenada, use gotas no ouvido, e no nariz para acabar com resfriados, gripes, sinusites, pólipos e infeções.

15 – Use também para lavar legumes ou para matar as bactérias e neutralizar os produtos químicos do mesmo.

16 – Desinfete seus pratos ou sua geladeira.

18 – Use em árvores e plantas como um fungicida natural, inseticida e para secar a erva daninha.

19 – Limpe sua casa com peróxido a 3%, quando for invadido por fungos devido a umidade ou vazamentos nos banheiros, telhado ou sanitários. Em algumas partes do mundo, o peróxido de hidrogênio é usado em vez do cloro como um seguro e amigável ecologista purificador de água pelas autoridades municipais e em piscinas e spas.


Dúvidas? Agende uma primeira consulta gratuita ou deixe agora o seu comentário com a dúvida que logo responderemos! 
Jairo Assunção - Nutricionista, Especialista  em Saúde e Gerontologia, Acupunturista, Bel. em Fisioterapia, Qualificação em Homeostase Hormonal com o Dr. Lair Ribeiro.  
EmagreceBem Nutrição Funcional & Gerontologia: fones: (19) 35248222 ou 9974760-53 (WhatsApp)

Referências bibliográficas:
  • The Antioxidants by Richard A Passwater, Ph.D.]
  • Hydrogen Peroxide Therapy”, Farr, Charles H., M.D., Ph.D., Health Consciousness, February 1989, pg. 14.
  • Oxidants and Human Disease: Some New Concepts”, Halliwell, Barry,FASEBJ, l:358-364;1989.
  • Oxidative Therapy”, Farr, Charles H., M.D., Ph.D., Health Consciousness, February l989, pg. 56-57.
  • Free Radicals, Antioxidants and Human Disease: Where Are We Now”, Halliwell, Barry, M.D., et al, Journal of Laboratory and Clinical Medicine, June 1992;119(6):598-620
  • Nutrition and Health Aspects of Free Radicals and Antioxidants”, Aruoma, O.I., et al, Fd. Chem. Toxic., 1994;32(7):671-683
  • Human Reproduction, 1997;12(7):1599
  • Science News August 8, 1998; Vol. 154, Issue. 6; pg. 83-85
  • Journal of Food Protection February 2010;73(2):400-4

sábado, 25 de abril de 2020

Obesidade é fator de risco para quadro grave de Covid-19?


No Brasil, segundo a  pesquisa publicada em 2019 da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico), mais da metade da população tem sobrepeso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros!
A Obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e problemas pulmonares. No momento atual, a preocupação é que esses fatores determinam se um paciente terá maior risco de desenvolver um quadro grave de Covid-19.
Comorbidades, ou seja qualquer situação clínica que interfira na normalidade da pessoa pode interferir e causar uma doença mais grave. Assim,  obesidade, diabetes, hipertensão ou qualquer doença que baixe a imunidade pode ser fator de risco para desenvolver a forma grave, não só da Covid-19, mas de qualquer outra pneumonia ou outra infecção respiratória desse tipo. 

Portanto, independente do momento atual,  deve-se considerar a busca da reversão desse quadro quando se pensa em melhorar a imunidade, já que o controle do peso é fundamental para uma boa saúde!
A obesidade é um processo crônico de baixo grau inflamatório e a covid-19 também causa processos inflamatórios. Ou seja, a gravidade pode ser maior para esse paciente já que o corpo vai passar a ter que lutar contra dois ou mais quadros diferentes. Já conversamos aqui no blog sobre a importância da se manter uma circunferência abdominal dentro dos parâmetros quando se pensa na prevenção de doenças crônicas.

Recentemente o fato foi confirmado por dois estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos,  que indicaram a que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo coronavírus.  Justamente a  inflamação silenciosa gerada pelo excesso de peso seria a grande responsável pelas complicações nesses indivíduos. 

Nessa linha, a obesidade também pode prejudicar a capacidade respiratória, muito comprometida em pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus. O pulmão se esforça muito para empurrar o peso do tórax de uma pessoa obesa, no movimento de expansão, fadigando a musculatura respiratória. Além do esforço adicional para o diafragma para vencer a pressão intra-abdominal.

Minha sugestão: além de respeitarem as orientações de isolamento, distanciamento social e higiene para evitar o vírus, as pessoas devem se alimentar de forma saudável, fazer atividade física dentro de casa, tomar banho de sol e ter um sono reparador no escuro total.

Isso vai ajudar muito a  fortalecer a imunidade e a manter diversas doenças longe do radar. Se você tem sobre-peso ou obesidade, hoje é o dia para procurar ajuda. Recomendo a procura de orientação de profissionais que estão atendendo online, enquanto durar a quarentena, e assim que isso tudo passar o atendimento presencial é o ideal.

Ainda tem dúvidas na questão do sobrepeso e obesidade? Agende um horário gratuito para tirar dúvidas ou deixe agora o seu comentário com a dúvida que logo responderemos!


Jairo Assunção - Nutricionista, Especialista  em Saúde e Gerontologia, Bel. em Fisioterapia, Qualificação em Homeostase Hormonal com o Dr. Lair Ribeiro.  

EmagreceBem Nutrição Funcional & Gerontologia: fones: (19) 35248222 ou 9974760-53 (WhatsApp)

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Exame De Bioimpedância: Você está perdendo peso ou emagrecendo?

Na hora de iniciar uma dieta, muitas pessoas focam apenas em uma meta: perder peso. O que mais querem é perder quilos, e de forma bem rápida de preferência. Porém, nem sempre ficam atentas que existe uma grande diferença entre perder peso e eliminar gordura! O peso na balança é o resultado da soma da pele, músculos, gordura, ossos, órgãos e líquidos. O exame de Bioimpedância verifica a composição corporal, permitindo quem precisa e deseja emagrecer ou quer ganhar massa livre de gordura, monitorar se os resultados estão ocorrendo no compartimento adequado.


A bioimpedância é um exame que avalia a composição corporal de uma pessoa por meio da passagem de uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo. É interessante que o exame seja realizado no consultório do nutricionista, pois a partir de seus resultados, estratégias diferentes de alimentação podem ser traçadas. Porém, também pode ser feito em clínicas de estética ou academias. Quer saber mais? Então acompanhe este artigo!

O que se avalia na bioimpedância e como funciona?

Aqui no EmagreceBem,  a bioimpedância pode ser realizada de  duas maneira. Na primeira, o paciente se mantém deitado em uma maca, com dois eletrodos na mão e dois no pé semelhantes aos usados no eletrocardiograma, conectados a um aparelho de bioimpedância tetrapolar profissional que contém suas informações (peso, altura, sexo, etc.) inseridas no programa através do computador.  A corrente elétrica passa entre os eletrodos, fornecendo os resultados os seguintes resultados: 

·         Massa Livre de Gordura em Kg;
·         Gordura Corporal em Kg;
·         Massa Muscular Esquelética em kg;
·         Água Corporal Total em Kg.
·         Massa Livre de Gordura em %;
·         Gordura Corporal em %;
·         Massa Muscular Esquelética em %;
·         Água Corporal Total em %;
·         Valor ideal Teórico de Massa Livre de Gordura em Kg e %;
·         Valor Ideal Teórico de Gordura Corporal em Kg e %;
·         Valor Ideal Teórico de Água Corporal Total em %;
·         Índice de Massa Corporal (IMC);
·         Classificação do Índice de Massa Corporal Total (IMC);
·         Histórico Comparativo de Avaliações Realizadas;
·         Gasto Energético Basal;
·         Gasto Energético Total;
·         Gráficos Comparativos em kg e %. 


Na segunda, é utilizada um aparelho de bioimpedância simplificado. A paciente segura com a mãos e a corrente elétrica passa através das mãos pelo corpo todo fornecendo os seguintes resultados:

·         Gordura Corporal em %.
·         Gordura Corporal em Kg.
·         Classificação do Estado Nutricional (Magreza nível I a Obesidade nível III).
Por que fazer?

Ela guia o tipo de dieta específico para aquela pessoa (dieta para ganho de massa muscular, para perda de gordura corporal, entre outros), proporcionando um atendimento individualizado.  Também, permite um acompanhamento mais minucioso das mudanças corporais, monitorando o ganho ou perda da massa muscular e de gordura.  É bastante utilizado por atletas, mas também é muito útil para pessoas que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular de forma saudável.

Quais são as recomendações antes do exame?

O exame é rápido e indolor, ele é contraindicado para gestantes, portadores de marca-passo, pinos e placas metálicas. Principais recomendações:

·         Não consumir bebidas alcoólicas 48 horas antes do exame, pois elas causam desidratação;
·         Fazer jejum de 4 horas antes do exame inclusive de água;
·         Evitar realizar o exame durante o período menstrual, devido à retenção de líquidos;
·         Não consumir bebidas diuréticas na semana anterior ao exame;
·         Ir ao banheiro pelo menos 20 minutos antes do exame.


Com o monitoramento periódico é possível determinar, com certeza, se a dieta e/ou exercícios estão tendo resultados no corpo da pessoa. 

Gostou de saber mais sobre a bioimpedância? Ainda tem dúvidas na questão da composição corporal? Agende um horário gratuito para tirar dúvidas ou deixe agora o seu comentário com a dúvida que logo responderemos!


Jairo Assunção - Nutricionista, Especialista  em Saúde e Gerontologia, Bel. em Fisioterapia, Qualificação em Homeostase Hormonal com o Dr. Lair Ribeiro.  
EmagreceBem: fones: 35248222 ou 9974760-53