No Brasil, segundo a pesquisa publicada em 2019 da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico), mais da metade da população tem sobrepeso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros!
A Obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e problemas pulmonares. No momento atual, a preocupação é que esses fatores determinam se um paciente terá maior risco de desenvolver um quadro grave de Covid-19.
Comorbidades, ou seja qualquer situação clínica que interfira na normalidade da pessoa pode interferir e causar uma doença mais grave. Assim, obesidade, diabetes, hipertensão ou qualquer doença que baixe a imunidade pode ser fator de risco para desenvolver a forma grave, não só da Covid-19, mas de qualquer outra pneumonia ou outra infecção respiratória desse tipo.
Portanto, independente do momento atual, deve-se considerar a busca da reversão desse quadro quando se pensa em melhorar a imunidade, já que o controle do peso é fundamental para uma boa saúde!
A obesidade é um processo crônico de baixo grau inflamatório e a covid-19 também causa processos inflamatórios. Ou seja, a gravidade pode ser maior para esse paciente já que o corpo vai passar a ter que lutar contra dois ou mais quadros diferentes. Já conversamos aqui no blog sobre a importância da se manter uma circunferência abdominal dentro dos parâmetros quando se pensa na prevenção de doenças crônicas.
Recentemente o fato foi confirmado por dois estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos, que indicaram a que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo coronavírus. Justamente a inflamação silenciosa gerada pelo excesso de peso seria a grande responsável pelas complicações nesses indivíduos.
Nessa linha, a obesidade também pode prejudicar a capacidade respiratória, muito comprometida em pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus. O pulmão se esforça muito para empurrar o peso do tórax de uma pessoa obesa, no movimento de expansão, fadigando a musculatura respiratória. Além do esforço adicional para o diafragma para vencer a pressão intra-abdominal.
Minha sugestão: além de respeitarem as orientações de isolamento, distanciamento social e higiene para evitar o vírus, as pessoas devem se alimentar de forma saudável, fazer atividade física dentro de casa, tomar banho de sol e ter um sono reparador no escuro total.
Isso vai ajudar muito a fortalecer a imunidade e a manter diversas doenças longe do radar. Se você tem sobre-peso ou obesidade, hoje é o dia para procurar ajuda. Recomendo a procura de orientação de profissionais que estão atendendo online, enquanto durar a quarentena, e assim que isso tudo passar o atendimento presencial é o ideal.
Ainda tem dúvidas na questão do sobrepeso e obesidade? Agende um horário gratuito para tirar dúvidas ou deixe agora o seu comentário com a dúvida que logo responderemos!
Jairo Assunção - Nutricionista, Especialista em Saúde e Gerontologia, Bel. em Fisioterapia, Qualificação em Homeostase Hormonal com o Dr. Lair Ribeiro.
EmagreceBem Nutrição Funcional & Gerontologia: fones: (19) 35248222 ou 9974760-53 (WhatsApp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário